Glamour no Red Carpet by Grazi Creton

Penélope Cruz está sempre como uma das mais bem vestidas para a premiação do cinema. Só observar os tons e o primeiro look Oscar de La Renta para ter certeza disso.

São dias, semanas, meses de espera para a festa mais badalada do cinema, o Oscar. Estamos na contagem regressiva: 27 de fevereiro, último domingo do mês, Hollywood vai homenagear os grandes filmes e artistas do ano, marcando 83 anos da entrega de prêmios em Los Angeles. Os indicados estão ansiosos para saber quem vai levar estatuetas para casa – nós, do blog aDaL by aDaL estamos apreensivos também, mas a nossa expectativa é maior para ver os vestidos que as famosas vão desfilar no tapete vermelho!



Charlize Theron é outro sinônimo de elegância na premiação do Oscar. E dificilmente é um Dior não surgir de seu closet.


Na noite do Oscar, as atrizes não poupam no estilo. Joias e mais joias, saltos altíssimos (e às vezes até de diamantes), sem falar nos vestidos inesquecíveis. Enquanto a gente espera para ver quais serão os modelitos da vez, que tal dar uma olhada nos looks que viraram ícones de Hollywood e da moda?


O glamour associado à premiação vem desde a cerimônia de 1929. A terceira entrega do Oscar foi a primeira a ser transmitida ao vivo pelo rádio e, mesmo sem a plateia presente, os famosos da época apareceram alinhadíssimos em roupas da mais alta costura e elegância. Mary Pickford, a queridinha do cinema dos anos 20, recebeu seu prêmio de melhor atriz pelo filme "Coquette" em um vestido de seda feito em Paris sob medida. Como era moda na época, se cobriu de camadas de pérolas e diamantes, incluindo um broche bem no decote.

Considerada uma das mulheres mais elegantes da época, o glamour da estrela e seu estilo coquete são copiados até hoje pelas estrelas que seguem seus passos. O vestido fino parecendo quase camisola e o casaquinho bolero de pele, branco, viraram marca registrada da atriz e das mulheres da época. Mais fashion era seu cabelo curtinho de melindrosa que fez uma geração toda adotar o mesmo penteado.



Outro vestido clássico que marcou a tradição chique do Oscar foi o da atriz Norma Shearer, que ganhou o prêmio de melhor atriz em 1930 pelo filme "The Divorcee". Norma causou sensação ao aparecer na cerimônia com o vestido que ela usou no filme. O modelito, desenhado pelo figurinista do Studio MGM Gilbert Adrian, era no estilo da década de 20, o mesmo que o de Mary Pickford - delicado, com um corte meio diagonal e fluido. Só que com um detalhe diferente: manguinhas de pelo de marta. As duas mulheres definiram a moda para os próximos anos e o glamour que faria parte do evento para sempre.




A exuberância de Norma Shearer em uma campanha da época e a elegância ao receber o Oscar.


A eterna bonequinha de luxo Audrey Hepburn e a diva Grace Kelly


foram as próximas divas a trazerem elegância, classe e beleza para a festa e para toda uma geração. O glamour das duas era absolutamente indiscutível, vinha de dentro. Não é surpresa que os vestidos que Audrey e Grace usaram para receber seus Oscars em 1954 e 1955 tenham se tornado inesquecíveis.


Hepburn já usava, naquela época, as roupas do costureiro Givenchy em seus filmes. Então, para receber sua primeira estatueta, é claro que ela apostou em um modelito do estilista. Meiga, linda e cheia de classe, Audrey usava a moda de seu tempo. O estilo "New Look" de Dior mudou a silhueta dos vestidos e caiu como uma luva nela - com sua cintura já muito fina, o estilo cintado com a saia rodada era ideal para a atriz. Ela sempre arrasava.
Grace Kelly apareceu bem moderna em seu vestido de seda azul desenhado pela figurinista Edith Head. O prêmio de melhor atriz alavancou sua carreira e o modelito que a artista usava fez dela um ícone da moda.


Antes e depois de pronto: Grace Kelly


Barbra Streisand recebeu o Oscar de melhor atriz por "Funny Girl", em 1968, usando o que ela chamou de um "terno moderno". Arnold Scaasi desenhou o look especialmente para ela, com pailettes, transparência, laço e gola de Peter Pan. Tudo isso, mais a calça boca de sino, fez desse look um ícone do Oscar e Bárbara começou uma tradição de estilo bem mais ousado do que se costumava ver na premiação. Com isso, ela deixou a porta aberta para mais ousadias, como a de Cher, que levou o prêmio de melhor atriz pelo filme "Moonstruck", nos anos 80, usando um modelito mais do que estranho. Não lembra as roupas de Lady Gaga? Acho que Cher serviu de inspiração para a pop star e seus figurinos doidos.


BREGA X CHIC!!!



Que tragédia o look de Demi Moore em 1989! A coitada resolveu desenhar o seu próprio vestido para o evento e olha só no que deu: um shortinho com saia por cima. Impossível de esquecer! Ainda bem que as coisas mudaram para melhor dos anos 80 para os anos 90.

Até 1995, Prada não era um nome comum no tapete vermelho. Mas deslumbrante em um look supersimples, Uma Thurman usou vestido da grife italiana e apresentou o nome Prada ao mundo. O modelito mostrou uma volta à simplicidade. A moda deixava de lado o excesso dos anos 80 para adotar o minimalismo na década de 90.

O simples também foi a inspiração do visual de Sharon Stone (ao lado) em 1996. Ela chocou ao aparecer com um sweater da Gap, saia e casaco Valentino na cerimônia. Foram semanas de boatos a respeito do que a atriz vestiria no Oscar daquele ano, quem seria seu estilista, e, no fim, ela resolveu deixar todos de boca aberta - não pelo glamour, mas pela simplicidade.

E o que nos reservará a noite do dia 27 de fevereiro de 2011? Muito glamour em vestidos da alta-costura ou looks do prêt-à-porter? É bom ficar coladinho na tv e assistir à premiação para já se ter uma ideia daquelas que vão causar. Depois iremos publicar os melhores looks, assim como, as tragédias que sempre aparecem por lá.



Anne Hathaway é nossa princesinha das premiações. A moça que ficou mais conhecida depois de estrelar ao lado de Meryl Streep em "The Devil Wears Prada", mostra nas cerimônias do Oscar e também em cerimônias de outros festivais do cinema e da moda, que sabe bem como se vestir e portar. Em detalhe o vestido Versace utilizado pela atriz no 65º Festival de Cinema de Veneza.


ADAL COLLECTION 2011

Seguidores, fãs, aDaL girls, curiosos e... fiquem atentos!!! Eu e Adal Vieira nos encontramos no sábado dia 12/2 para tratar da coleção deste ano. Surpresas os aguardam.
Tive acesso aos primeiros croquis da coleção e... surpresa!!! Não posso falar nada e nem ao menos dizer no que Adal se inspirará para a primeira coleção em tecidos. Tudo será mantido a sete chaves até o fim do mês de março, onde apenas as costureiras terão acesso a alguns esboços. A data para o desfile e como será realizado ainda não foi definitivamente decidido. Adal ainda está no seu projeto de pesquisa para a coleção e só começará a divulgá-la a partir de meados de abril. Provavelmente, o desfile deverá ser realizado no mesmo período que foi o ADAL FASHION SHOW de 2010. Contudo, a equipe aDaL by aDaL realizará uma reunião após a coleção estar totalmente esboçada para definir a data e os preparativos finais, visto que, Adal já deve apresentar suas propostas.
Os primeiros tecidos já posso lhes garantir: está tudo muito FINO!
Então, é só ficarem aí na torcida aguardando as próximas news que nós nos encarregaremos de lhes deixarem a par das boas novas da marca ADAL para este ano de 2011.


Grazi Creton - colunista Oficial do blog aDaL by aDaL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © aDaL by aDaL